Resultados parciais da pesquisa sobre o GT – TMD

Esta semana lançamos um formulário para melhor conhecimento dxs integrantes do Grupo de Trabalho – Teoria Marxista da Dependência e de suas pesquisas. Se você ainda não respondeu, basta clicar aqui!

Em menos de 2 dias, 37 respostas já foram coletadas. A primeira versão do resultado da pesquisa já pode ser encontrada abaixo.

Para ver a apresentação em tela cheia você também pode acessar este link.

Debate atual sobre a teoria da superexploração travado na Revista da SEP

Um importante debate sobre a teoria da superexploração está sendo travado na Revista da SEP, com os artigos na sequência.

O debate gira em torno da compatibilidade dessa teoria de Marini com a teoria de Marx e é uma excelente oportunidade para pesquisadores próximos ou vinculados à temática da TMD aprofundar seus estudos e revisitar Marx.

http://revista.sep.org.br/index.php/SEP/article/view/108
[Teoria da exploração e da superexploração da força de trabalho em O capit
al (Livro I) de Marx – Carlos Alves do Nascimento, Fernando Frota Dillenburg, Fábio Maia Sobral]

http://revista.sep.org.br/index.php/SEP/article/view/192
[Uma teoria da superexploração da força de trabalho em Marx? Um Marx que nem mesmo ele tinha percebido – Hugo Figueira Corrêa, Marcelo Dias Carcanholo]

http://revista.sep.org.br/index.php/SEP/article/view/246
[Capital: um drama para ser lido, relido e… ouvido – Carlos Alves do Nascimento, Fernando Frota Dillenburg, Fábio Maia Sobral]

 

(texto original de Tiago Camarinha Lopes)

Chamada de artigos da revista Leituras de Economia Política

A revista Leituras de Economia Política (LEP) anuncia uma nova chamada de artigos para publicação. Editada pelos alunos da Pós-graduação do Instituto de Economia da UNICAMP, a revista LEP promove o debate acadêmico crítico divulgando os trabalhos de alunos e pesquisadores em Economia, Desenvolvimento Econômico e áreas afins. O acesso para a leitura e a submissão de trabalhos são feitos pelo site www.revistalep.com.br.

A data-limite para submissão de artigos e resenhas para a próxima edição é 18/09/2016.

Continue lendo “Chamada de artigos da revista Leituras de Economia Política”

Capitalismo dependente: os três golpes contra o povo brasileiro

Por Miguel Borba de Sá | Instituto PACS e rede Jubileu Sul Brasil

Após ser eleita em 2010 para a Presidência da República e figurar na capa da revista Forbes em setembro de 2012 como símbolo (capitalista) de mulher em posição de poder mundiali, Dilma Rousseff (PT) tornou-se, em menos de dois anos, alvo de intensa campanha midiática de difamação, cujo objetivo declarado era culpá-la pela suposta “mais grave crise econômica da história do país”ii.

Continue lendo “Capitalismo dependente: os três golpes contra o povo brasileiro”

Obras de Gregorio Selser sobre o imperialismo e as intervençoes economicas e militares dos Estados unidos em ou tros paises. 1776-1990

O jornalista argentino Gregorio Selser (1922/Buenos Aires – 1991/México) é considerado o maior pesquisador sobre o imperialismo dos Estados Unidos e suas intervenções econômicas e militares em outros países.

Na década de 70 amargou o exílio no México, onde se vinculou ao muindo acadêmico até falecer em 1991. Deixou uma obra fantástica.

Agora seu legado tornou-se disponível nos Arquivos da Universidade Autônoma do México, e em formato digital.
Continue lendo “Obras de Gregorio Selser sobre o imperialismo e as intervençoes economicas e militares dos Estados unidos em ou tros paises. 1776-1990”

Convocatória Revista Estudios Sociales del Estado

Convocatoria para el Nº 4 de revista Estudios Sociales del Estado

ESE es una publicación digital de carácter semestral y arbitrada. La revista Ese está abierta a recibir contribuciones científicas-académicas de distintas disciplinas sociales que se interesen por investigaciones que coloquen al Estado como objeto de estudio y de reflexión.

Fecha de Recepción 31 de agosto de 2016

Los números anteriores pueden consultarse en www.estudiossocialesdelestado.org.

Continue lendo “Convocatória Revista Estudios Sociales del Estado”

Crítica Marxista: lançada versão digital do número 40

A equipe de Crítica Marxista tornou disponível o número 40 da revista: http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista

Para acessar o número 40, basta entrar no site de Crítica Marxista e clicar no botão COLEÇÃO DA REVISTA ou no botão EDIÇÕES ANTERIORES.
Continue lendo “Crítica Marxista: lançada versão digital do número 40”

Prorrogação dos prazos para submissão – I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo

Prorrogados os prazos para submissão de trabalhos do I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo.

Continue lendo “Prorrogação dos prazos para submissão – I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo”

TMD – um resgate do Exílio – USP 20 a 22 de setembro

Teoria Marxista da Dependência: um resgate do exílio

Formulada fora do Brasil por intelectuais e militantes brasileiros exilados, a Teoria Marxista da Dependência (TMD) se posicionou no fim dos anos 60 e durante a década de 70 como um dos paradigmas da ciência social latino-americana. Ruy Mauro Marini, Theotônio dos Santos, Vânia Bambirra constituíram o núcleo duro de um pensamento atrevido, rebelde, original, um verdadeiro revolucionamento dentro do importante processo de reflexão própria, que já vinha sendo construído desde cedo por José Carlos Mariátegui, Caio Prado Jr., os pensadores cepalinos, até atingir a produção teórica de André Gunder Frank – autor alemão que abre o caminho para os próprios teóricos da dependência. Continue lendo “TMD – um resgate do Exílio – USP 20 a 22 de setembro”

I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo

Las inscripciones están abiertas para el Primer Simposio Nacional de Educación, el marxismo y el socialismo, que tendrá lugar en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Minas Gerais (FAE / UFMG), en Belo Horizonte (MG), de 21 a 24 de de noviembre de de 2016.

El programa incluye conferencias, mesas redondas y presentaciones de grupos de trabajo (GT). Los interesados podrán proponer mesas redondas o registrarse para la presentación de la comunicación científica o relato de experiencia.

Los resúmenes y trabajos completos deberán ser enviados como estándares disponibles www.marxtrabalhoeducacao.com.br siguiente calendario a continuación:

Continue lendo “I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo”