Esta é a página do Grupo de Trabalho sobre Teoria Marxista da Dependência, vinculado à Sociedade Brasileira de Economia Política. O objetivo deste GT é facilitar o acesso aos textos e pesquisas em torno da controvérsia da dependência na América Latina, focando em particular em sua vertente marxista.
É notável o crescente interesse em torno da teoria marxista da dependência, o que se reflete não apenas no meio acadêmico, mas também na formação política. Artigos, monografias, dissertações, teses, análises de conjuntura, enfim, há cada vez mais textos circulando em que se trata de retomar e aprofundar categorias como superexploração da força de trabalho, subimperialismo, Estado de contra-insurgência e de quarto poder, entre outros, derivados do legado de Ruy Mauro Marini; há também trabalhos que buscam caracterizar a nova forma de dependência atual, levando adiante a pesquisa pioneira de Theotônio dos Santos; também se notam releituras da contribuição de Vânia Bambirra no sentido de redefinir as diferentes tipologias que adota a dependência, aclarar o debate que se deu sobre este conceito, interpretar os movimentos de insurreição na América Latina, assim como trazer para nosso contexto as lições revolucionárias de Marx, Engels e Lenin; por fim, existem também diversos escritos voltados a contrastar a teoria marxista da dependência com outras perspectivas.
Esse retorno da teoria marxista da dependência se explica, em grande medida, por três fatores: a nova conjuntura latino-americana dos últimos dez anos, que atraiu o interesse intelectual e político do Brasil para a América Latina, ajudando, assim, a superar a histórica ignorância brasileira em relação a nossa região; a volta do (novo) desenvolvimentismo ao debate público, que trouxe junto sua crítica; e o sistemático boicote que sofreram no Brasil os autores ligados àquela teoria, que faz do resgate atual do pensamento crítico latino-americano praticamente uma necessidade histórica.
Frente a este panorama resumido, em março de 2010 foi criada uma lista eletrônica que buscava reunir e facilitar a comunicação de todxs aquelxs que estavam trabalhando sobre a teoria marxista da dependência. Esta lista eletrônica segue existindo e, para quem tiver interesse em participar, basta escrever para teoriamarxistadadependencia@gmail.com.
Após dois anos de funcionamento apenas “virtual”, e no bojo da criação de Grupos de Trabalhos no âmbito da SEP – iniciativa esta levada à cabo pelo prof. Niemeyer Almeida Filho (UFU), atual presidente da SEP -, em junho 2012, durante o XVII Encontro Nacional de Economia Política, o GT-TMD foi criado formalmente.
Desde então, o GT-TMD já participou de dois eventos e organizou um seminário. O primeiro evento, promovido pelo Núcleo de História Econômica da Dependência Latino-americana (HEDLA-UFRGS) e pela Ed. Boitempo, foi realizado durante o mês de agosto de 2012 e contou com uma extensa programação nacional, que pode ser conferida aqui. Durante este evento ocorreu a primeira reunião organizativa do GT-TMD após sua fundação.
Também com apoio do HEDLA, o GT-TMD participou do seminário “40 anos da Teoria da Dependência: a contribuição de Vania Bambirra para a historiografia marxista latino-americana”, realizado no dia 05 de dezembro de 2012 na UFRGS – mais informações sobre este evento podem ser vistas também na página do HEDLA.
Em 2013, mais precisamente no dia 03 abril, o GT-TMD promoveu seu primeiro seminário, cujo tema central foi o subimperialismo brasileiro. A programação deste seminário pode ser vista no enlace sobre os Seminários do GT-TMD e também na página da SEP no facebook.
E para outubro de 2013 está previsto o segundo seminário do GT-TMD, a ser realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes, tendo como eixo das discussões a questão da superexploração da força de trabalho. Em breve circularemos mais informações sobre o próximo seminário.
Textos de Ruy Mauro Marini, Theotônio dos Santos, Vânia Bambirra e Andre Gunder Frank
Aqui é possível baixar textos de Ruy Mauro Marini, Theotônio dos Santos, Vânia Bambirra e Andre Gunder Frank. Por ora, os textos estão divididos apenas por autor. Em breve teremos uma sessão organizada por temas.
Textos relativos à controvérsia da dependência na América Latina
Aqui é possível baixar uma série de textos relativos à ampla controvérsia da dependência na América Latina. Os textos ainda não estão organizados por temas, o que será feito em breve.
Para contribuir na expansão deste arquivo, por favor entre em contato com o GT-TMD pelo seguinte endereço eletrônico: teoriamarxistadadependencia@gmail.com